DE ONDE VIEMOS (1957 - 2008)

Esse núcleo compõe-se de uma breve contextualização da localidade em que a instituição se insere, Engenheiro Luís Englert, antiga Vila de Passo Fundo, atual distrito do município de Sertão. Destaca-se, além da estação férrea, o protagonismo da “Estação Experimental de Trigo”, conhecida como “Estação Experimental de Passo Fundo”.

Aborda-se alguns fragmentos da história da instituição, desde o ano da sua criação, em 1957, cujo principal objetivo era atender os filhos dos funcionários da “Estação Experimental de Passo Fundo”, até o período da Escola Agrotécnica Federal de Sertão – EAFS (1979-2008).

É apresentada a galeria dos ex-diretores da instituição entre os anos de 1957 a 2008.

Um dos aspectos que destacados são as ações artístico/culturais que surgiram ao longo desse período: o Grupo Apollo de Artes Cênicas, O Coral dos Servidores, o Centro de Tradições Gaúchas Tropeiros da Cultura e a Banda Marcial da instituição. A história dessas ações culturais é contada através de fotografias, indumentários, folders, instrumentos musicais, entre outros objetos culturais.

Também é apresentado fotos que destacam a importância das atividades esportivas, das aulas práticas e da Cooperativa-Escola dos alunos da antiga Escola Agrotécnica Federal de Sertão – COOPEAFS.

Toda ambientação do espaço é realizada a partir de objetos que foram produzidos por servidores e ex-servidores, assim como por alunos da instituição, destacando-se uma maquete do prédio central e os objetos artesanais que ambientam esse núcleo.

A instituição possui um rico acervo fotográfico desse período. Contudo, precisamos da colaboração de toda comunidade para que possamos contar a história da instituição a partir dessas fotos, pois grande parte delas não possui nenhum tipo de identificação.

Contribua também para a construção da Linha do Tempo da História da Instituição. PARTICIPE!